Disciplinas Centrais

Contabilidade

Proporciona aos alunos uma compreensão geral dos aspectos básicos da Contabilidade Empresarial, incluindo as principais demonstrações financeiras, sua estrutura e interpretação.

Gestão de Pessoas

Analisar os conceitos e as práticas de Gestão de Pessoas nas organizações, considerando a dinâmica dos processos de desenvolvimento de habilidades, motivação e liderança. (pré-requisito: Relações Interpessoais)

Gestão de Finanças

Estudo e discussão dos principais temas da Administração Financeira, mostrando a sua utilidade e limitações. Apresentação da evolução das principais técnicas utilizadas na área, com suas implicações no processo decisório. (pré-requisitos: Contabilidade e Matemática Financeira)

Gestão de Operações

Proporciona aos participantes uma visão sistêmica do tema, integrando várias perspectivas e tópicos. O conhecimento adquirido deverá cumprir o objetivo de facilitar a atuação dos participantes como líderes ou como membros de equipes em suas organizações.

Gestão de Marketing

Fornece o embasamento conceitual sobre a estrutura e o ambiente de Marketing, visando capacitar o aluno para a análise de mercados e clientes, com o fim de prepará-lo para a tomada de decisões na área de marketing, em ambiente competitivo e incerto.

Estratégia Empresarial

Destina-se à introdução dos alunos ao raciocínio estratégico e à prática do planejamento estratégico. Serão apresentados os principais conceitos, modelos e ferramentas de análise estratégica.

Aspectos Jurídicos da Empresa

A aquisição dos conhecimentos básicos de direito comercial, trabalhista e tributário necessários para a aplicação prática, na prevenção e solução dos problemas empresariais.

Economia Aplicada

Apresenta conceitos e instrumentos básicos da teoria econômica orientada para a compreensão dos fenômenos econômicos do cotidiano. São discutidos os seguintes temas: princípios básicos da operação dos mercados, conceitos para a mensuração da atividade econômica e seus determinantes no curto prazo, a moeda e mercado financeiro. O último item enfoca o setor externo, os conceitos de taxa de câmbio, regimes cambiais e o balanço de pagamentos do país.

Administração de Tecnologia de Informação

Desenvolve habilidades e conhecimentos no uso e na administração estratégica de Tecnologia de Informação nos ambientes organizacionais, com ênfase em novos modelos de negócios no ambiente digital e no uso estratégico da informação em benefício do negócio, para que os executivos e profissionais possam participar dos processos de tomada de decisão sobre o uso de Tecnologia de Informação nas empresas.